Perguntas Frequentes
A Medicina Hiperbárica corresponde ao tratamento e terapia utilizando um ambiente pressurizado para aplicação de oxigênio puro por meio da respiração em alta pressão. Oferece aos pacientes benefícios terapêuticos para as mais variadas doenças. É um tratamento a mais administrado junto com o uso de antibióticos e cirurgias, sendo extremamente importante no tratamento de feridas de difícil cicatrização.
Ao respirar ar puro e pressurizado, a taxa de oxigênio nos tecidos aumenta por meio da corrente sanguínea. O principal benefício da terapia é o resultado do oxigênio no sangue e não o seu contato direto, por exemplo, com uma ferida. O tratamento auxilia no processo de cicatrização das lesões e acelera a recuperação dos pacientes.
O tratamento Oxigenoterapia Hiperbárica ocorre dentro da Câmara Hiperbárica, confortavelmente sentado ou deitado, ouvindo música. As câmaras podem ser do tipo multiplace (até 10 pacientes) ou monoplace (1 paciente).
Durante o início do tratamento a pessoa pode ter a sensação de tampão em seus ouvidos, como se estivesse voando em um avião, ou dentro de um carro descendo a serra. Um profissional da equipe de enfermagem estará sempre dentro da câmara para auxiliar durante todo o período.
O número de sessões será prescrito pelo médico, de acordo com a patologia e estado geral do paciente. A equipe de Medicina Hiperbárica irá discutir o curso do tratamento com o paciente e seus familiares antes do início da terapia.
O número exato de sessões será determinado pela resposta ao tratamento. Há casos que requerem mais de 1 sessão por dia.
Não. O benefício do tratamento é o resultado do oxigênio no sangue e não do contato direto do oxigênio com a ferida, motivo pelo qual os ferimentos são deixados cobertos com curativos durante o tratamento.
O efeito mais relatado durante as sessões é a sensação de ouvido tampado, desconforto ou dor no ouvido. Mas fique tranquilo(a), os nossos enfermeiros acompanham a sessão dentro da câmara durante todo o tempo e estão prontos para atender qualquer intercorrência, orientando os pacientes a fazerem alguns exercícios faciais que aliviam este desconforto.
As sessões duram cerca de 1h50 a 2h.
Sim, a maioria dos planos de saúde cobrem o tratamento de Oxigenoterapia Hiperbárica, que é regulamentado pela resolução CREMESP n.º 58, de 7 de abril de 1995 e faz parte da lista de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
O tratamento não representa risco algum aos pacientes. Além disso, o corpo clínico da Oxibarimed é altamente capacitado para atender qualquer intercorrência durante a sessão de Oxigenoterapia Hiperbárica.