As osteomielites são infecções que atingem os ossos, causadas principalmente por bactérias e também por outros agentes. Alguns fatores também podem desencadear a doença como, lesões abertas ou fechadas (pé-diabético e traumas, por exemplo), onde nestes casos o paciente pode apresentar sinais de infecção e febre.
A doença pode ser diagnosticada por meio de exame de sangue associado à radiografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e cintilografia óssea. Para o tratamento, a Oxigenoterapia Hiperbárica auxilia na formação de novos vasos sanguíneos, o que facilita a ação dos antibióticos no combate à infecção, já que o tecido ósseo possui pouca vascularização. O oxigênio ainda facilita o acesso dos leucócitos, que são as células de cicatrização e potencializa a resposta bactericida (destruição das bactérias) e bacteriostática (impede o crescimento das bactérias) dos antibióticos.
O tratamento em câmara hiperbárica é um procedimento adicional no combate às osteomielites, sendo necessária simultaneamente a administração dos antibióticos e intervenções cirúrgicas para limpeza do osso.
Larissa Passerotti, médica hiperbarista e nefro-pediatra