Necroses Ósseas e Tumores

Além das doenças mencionadas acima, ainda tem utilidade em outras doenças como necroses ósseas, após irradiação, transplantes ósseos, e também de outros órgãos,  alguns tipos de tumores, adjunto a tratamento quimioterápico e radioterápico.

Um dado interessante é que inicialmente acreditava-se que a oxigenoterapia hiperbarica poderia ajudar na evolução do tumor, já que melhoraria o aporte de oxigênio para o tecido sadio e o doente, mas alguns trabalhos recentes e particularmente, um publicado em um jornal médico importante de Nova York demonstrou-se que a oxigenoterapia hiperbarica é benéfica por ajudar na oxigenação de tecidos sadios, já que o tumor produz fatores de necrose e hipóxia tecidual, melhorando portanto as defesas do organismo, diminuindo a anemia, ajudando a manter os tecidos sadios mais oxigenados.

Um papel também importante, demonstrado recentemente, nas cistites hemorrágicas, após radioterapia de tumores pélvicos. Ainda questiona-se em outras infecções pulmonares, infarto, e doenças que alguns trabalhos já tem demonstrado uma evolução positiva. Não podemos ainda nos esquecer de citar os benefícios desta terapia em mergulhadores, para os quais se desenvolveu toda esta terapia. Mas uma das características mais importantes da oxigenoterapia hiperbárica é o fato de quase não haver contra – indicações.

Referencia:
1- Hyperbaric oxygen and malignancies: a potential role in radiotherapy,  hemotherapy, tumor surgery and phototherapy Noori S. Al-Waili, Glenn J. Butler, Jorge Beale, Roger W. Hamilton, Bok Y. Lee, Paul Lucas Life Support Technologies, Inc. and NewTechnologies, Inc, The Mount Vernon Hospital, Westchester Medical Center, New York Medical College, New York, U.S.A)

 
 

voltar     imprimir